CGU recebe manifestações sobre execução de obras

Publicado em: 14/05/2018

por Kamila Farias

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU, por meio do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal – e-Ouv, passou a receber as manifestações de cidadãos que utilizam o aplicativo Avançar, que informa as obras de infraestrutura retomadas pelo Governo Federal. A integração entre as ferramentas permite encaminhar denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões sobre o andamento de mais de 7 mil obras.

O objetivo da iniciativa, conforme a CGU, é ampliar os canais de comunicação com a população e a transparência das ações do Programa Avançar. Na primeira semana de funcionamento, o sistema e-Ouv já recebeu mais de 200 manifestações, sendo 85 sugestões, 52 elogios, 45 solicitações, 21 reclamações e 13 denúncias. A integração gera uma manifestação que é encaminhada pela CGU ao órgão responsável pela obra.

Para encaminhar uma manifestação, o usuário deve entrar no Menu “Acompanhe as Obras” e escolher um dos empreendimentos disponíveis. Depois, é só clicar em “Reporte informações”, escolhendo o tipo de manifestação. O aplicativo está disponível para download nas versões Android, pela Google Play, e IOS na App Store.

Comentário do advogado Victor Scholze: de nada adianta a disponibilização de ferramentas inovadoras, se não houver ecos na Administração Pública. E essa relação com a sociedade deve ser uma via de mão dupla. O princípio de participação popular norteia a Administração, amparado na Constituição Federal. O cidadão tem colaborado no processo de elaboração, gestão e avaliação das políticas públicas e com resultados muito positivos. Pelo potencial colaborativo, os aplicativos móveis têm se tornado grandes aliados do Poder Público. Hoje, é possível informar ao órgão competente sobre diversas situações na tela do celular, permitindo que as informações sejam integradas e consolidadas nos sistemas de gestão do órgão.

Com informações do portal do CGU.

Últimas Notícias

TCU envia considerações ao relator do projeto da Nova Lei de Licitações

21/05/2018
Por Kamila Farias O deputado federal João Arruda, relator do projeto de lei nº 6.814/2017, da Nova Lei de... Leia Mais

Câmara adia votação do parecer do relator da Nova Lei de Licitações

17/05/2018
por Alveni Lisboa A Comissão Especial de Modernização da Lei de Licitações adiou a votação do relatório contendo o... Leia Mais

Governo anuncia que vai priorizar transformação digital do setor público

15/05/2018
Em debate com os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, integrantes do Governo Federal apontaram... Leia Mais

Nossos Contatos

Endereço do escritório

SHIS QL 12, Conjunto 4, Casa 20, Península dos Ministros - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71.630-245

Só atendemos com hora marcada

Ligue e agende seu horário

+55 (61) 3366-1206

Não recebemos currículos fora de processos seletivos. Tem interesse de trabalhar conosco?

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar eventuais vagas disponíveis:

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Mensagem