Secretaria de Portos disponibiliza plataforma online

Publicado em: 25/05/2017

 

A Secretaria de Portos da Presidência da República – SEP/PR começou a operar o novo sistema de consolidação de informações portuárias, que reúne informações de diversos órgãos como Antaq, IBGE, Companhia Docas, entre outros. O sistema, conhecido como WebPortos, foi desenvolvido pela secretaria em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O sistema está disponibilizado na página da Secretaria de Portos na internet – www.portosdobrasil.gov.br.

Conforme destaca matéria publicada pelo portal Portos e Navios, o ministro da Secretaria de Portos, Hélder Barbalho, destacou a iniciativa como mais um passo rumo à modernização do setor. “Estamos muito otimistas com o desempenho dos portos em 2016 e acredito que vamos continuar na linha crescente de volume de carga transportada, como ocorreu em 2015, quando batemos recorde, ultrapassando a marca de 1 bilhão de toneladas movimentadas em nossos portos”, afirmou o ministro.

Comentário do especialista Victor Scholze: o recente movimento de concessões portuárias representa um importante passo para o desenvolvimento nacional. Para melhor concretização desse objetivo, a atividade administrativa deve estar voltada para a maximização do princípio da eficiência. A iniciativa de um sistema que consolide informações sobre o setor é um importante instrumento de transparência para que os investidores tenham acesso a todos os dados possíveis durante a decisão de empregar recursos na área.  

Em fevereiro deste ano, outro projeto capitaneado pela Secretaria de Portos também tinha ação no mesmo sentido. O “Porto sem Papel”, conforme informações da própria SEP/PR, tem como objetivo principal reunir, em um único meio de gestão, informações e documentação necessárias para agilizar a análise e a liberação das mercadorias no âmbito dos portos brasileiros. O projeto já está implantado em 34 portos públicos, com a eliminação de mais de 140 formulários em papel, todos convertidos em um único documento.

São iniciativas como essas que refletem na ampliação da eficiência do setor portuário brasileiro.

Com informações do portal Portos e Navios.

Últimas Notícias

TRF1 julga competência de ação para proteção de recursos hídricos do Lago Paranoá

24/05/2018
O Desembargador Federal da 5ª Turma do Tribunal Regional da Primeira Região – TRF1, Souza Prudente, especialista em meio... Leia Mais

TCU envia considerações ao relator do projeto da Nova Lei de Licitações

21/05/2018
Por Kamila Farias O deputado federal João Arruda, relator do projeto de lei nº 6.814/2017, da Nova Lei de... Leia Mais

Câmara adia votação do parecer do relator da Nova Lei de Licitações

17/05/2018
por Alveni Lisboa A Comissão Especial de Modernização da Lei de Licitações adiou a votação do relatório contendo o... Leia Mais

Nossos Contatos

Endereço do escritório

SHIS QL 12, Conjunto 4, Casa 20, Península dos Ministros - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71.630-245

Só atendemos com hora marcada

Ligue e agende seu horário

+55 (61) 3366-1206

Não recebemos currículos fora de processos seletivos. Tem interesse de trabalhar conosco?

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar eventuais vagas disponíveis:

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Mensagem