CGU recebe manifestações sobre execução de obras

Publicado em: 14/05/2018

por Kamila Farias

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU, por meio do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal – e-Ouv, passou a receber as manifestações de cidadãos que utilizam o aplicativo Avançar, que informa as obras de infraestrutura retomadas pelo Governo Federal. A integração entre as ferramentas permite encaminhar denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões sobre o andamento de mais de 7 mil obras.

O objetivo da iniciativa, conforme a CGU, é ampliar os canais de comunicação com a população e a transparência das ações do Programa Avançar. Na primeira semana de funcionamento, o sistema e-Ouv já recebeu mais de 200 manifestações, sendo 85 sugestões, 52 elogios, 45 solicitações, 21 reclamações e 13 denúncias. A integração gera uma manifestação que é encaminhada pela CGU ao órgão responsável pela obra.

Para encaminhar uma manifestação, o usuário deve entrar no Menu “Acompanhe as Obras” e escolher um dos empreendimentos disponíveis. Depois, é só clicar em “Reporte informações”, escolhendo o tipo de manifestação. O aplicativo está disponível para download nas versões Android, pela Google Play, e IOS na App Store.

Comentário do advogado Victor Scholze: de nada adianta a disponibilização de ferramentas inovadoras, se não houver ecos na Administração Pública. E essa relação com a sociedade deve ser uma via de mão dupla. O princípio de participação popular norteia a Administração, amparado na Constituição Federal. O cidadão tem colaborado no processo de elaboração, gestão e avaliação das políticas públicas e com resultados muito positivos. Pelo potencial colaborativo, os aplicativos móveis têm se tornado grandes aliados do Poder Público. Hoje, é possível informar ao órgão competente sobre diversas situações na tela do celular, permitindo que as informações sejam integradas e consolidadas nos sistemas de gestão do órgão.

Com informações do portal do CGU.

Últimas Notícias

Novos valores para licitação começam a valer amanhã

17/07/2018
por Kamila Farias A partir de amanhã, 18, entra em vigor o Decreto nº 9.412/2018, que atualiza os valores... Leia Mais

TJDFT autoriza GDF a retomar obras de passarelas da Estrutural

13/07/2018
Pedestres se arriscam sem passarela na estrutural Tribunal entendeu que o TCDF não tem competência para paralisar a obra e autorizou que a empresa Engemil retomasse... Leia Mais

Goiânia sediará grande congresso de licitações e contratos em agosto

12/07/2018
O procedimento licitatório tem-se tornado cada vez mais complexo, exigindo dos gestores envolvidos um conhecimento técnico minucioso de cada... Leia Mais

Nossos Contatos

Endereço do escritório

SHIS QL 12, Conjunto 4, Casa 20, Península dos Ministros - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71.630-245

Só atendemos com hora marcada

Ligue e agende seu horário

+55 (61) 3366-1206

NÃO RECEBEMOS CURRÍCULOS FORA DE PROCESSOS SELETIVOS.
TEM INTERESSE EM TRABALHAR CONOSCO?

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar eventuais vagas disponíveis:

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Mensagem