Pesquisa avalia maturidade regulatória na área de infraestrutura do País

Publicado em: 09/10/2018

por Matheus Brandão

O Ministério da Transparência lançou uma pesquisa com o objetivo de avaliar a maturidade de órgãos públicos que atuam na área de regulação, Parcerias Público-Privadas – PPPs e concessões em todo o Brasil. O estudo é uma parceria entre a Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Transparência e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos – Unops. O trabalho apoiará governos e órgãos reguladores a identificar gargalos na estrutura regulatória, além de identificar possíveis oportunidades visando superar e suprimir as dificuldades atuais.

Matéria publicada no portal do Ministério da Transparência destaca que a pesquisa é voltada a especialistas, estudiosos e pessoas que trabalham na área de regulação e busca apresentar as melhores práticas na área. Um dos grandes objetivos do projeto é a melhoria da capacidade estatal, com o consequente aumento da participação privada em investimentos de infraestrutura para crescimento sustentável do País.

Além das agências reguladoras, participarão do estudo órgãos como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, o Banco Central – Bacen, o Tribunal de Contas da União – TCU, a Advocacia-Geral da União – AGU e o Ministério Público Federal – MPF, além do setor privado e acadêmico.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: se todos os órgãos procurados, tanto do setor público quanto entidades privadas, participarem da pesquisa, o estudo será capaz de construir um panorama amplo da atividade regulatória do País, identificando os pontos de maior dificuldade para o desenvolvimento nacional. Integrar o setor público e o privado em busca de soluções para as questões que os afligem, além de ampliar a eficiência, reduz o tempo e os custos das ações.

Identificando-se os pontos que cada envolvido entende serem importantes modificar e realizando uma análise com base em todos esses dados, será possível construir uma matriz mais racional para a atividade regulatória no Brasil.

Com informações do portal do Ministério da Transparência.

Últimas Notícias

Processo seletivo para Advogado Associado para Brasília/DF

17/10/2018
Para dar continuidade à excelência dos trabalhos em 2018, a Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados – JFR/AA abriu... Leia Mais

Não prestação de contas gera condenação mesmo com obras concluídas, decide TCU

16/10/2018
A não prestação de contas do dinheiro público é motivo para a responsabilização de gestor. Essa foi a decisão... Leia Mais

STJ estabelece termo inicial da correção monetária para ressarcimento

10/10/2018
por Alveni Lisboa A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça – STJ entendeu que a correção monetária para... Leia Mais

Nossos Contatos

Endereço do escritório

SHIS QL 12, Conjunto 4, Casa 20, Península dos Ministros - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71.630-245

Só atendemos com hora marcada

Ligue e agende seu horário

+55 (61) 3366-1206

NÃO RECEBEMOS CURRÍCULOS FORA DE PROCESSOS SELETIVOS.
TEM INTERESSE EM TRABALHAR CONOSCO?

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar eventuais vagas disponíveis:

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Mensagem