Representantes de conselhos profissionais de todo o Brasil se reúnem em Brasília para conferência nacional

Publicado em: 14/08/2018

Entre os dias 14 e 17 de agosto, Brasília recebe a 2ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, realizada pela Innovatio Consultoria e Treinamento e pela Silp Eventos e Treinamentos. O evento contará com palestrantes renomados que apresentarão as inovações e mudanças nas edições de recentes legislações e normativos que implicam diretamente nas práticas rotineiras dos Conselhos.

Dentre os palestrantes está o advogado Jaques Reolon, que além de tratar sobre “Contratos Administrativos – A adequada adoção dos institutos do Reajuste, Repactuação e Revisão”, lançará, no dia 15, às 10h30, o livro Conselhos de Fiscalização, produzido pela Editora Fórum. A obra é um curso completo que aborda a atuação e o poder de polícia dos conselhos, controle externo, contratação de pessoal, licitações, responsabilidade fiscal, responsabilidade profissional e jurisprudência do Tribunal de Contas da União – TCU e Tribunais Superiores.

“Os conselhos de fiscalização profissional são entidades destinadas ao controle e à fiscalização das atividades profissionais de diversas categorias. Em síntese, representam o interesse da sociedade em evitar práticas danosas. Atualmente, convivem com uma situação de relativa insegurança jurídica”, explica Jaques Reolon.

Segundo o especialista, diversos conselhos, em sua origem, foram criados com personalidade jurídica de direito público, porém, com a Constituição de 1988, foi publicada a Lei nº 9.649/1998, que lhes atribuiu personalidade jurídica de direito privado e vedou manterem com a Administração Pública qualquer vínculo funcional ou hierárquico. “Foi isto que instituiu o problema. Por isso a importância deste livro e participação de todos neste grande evento”, explica Jaques Reolon

Além de Jaques Reolon, participarão do evento: o presidente do TCU, Raimundo Carreiro; ministro do TCU Benjamin Zymler; ministro-substituto do TCU André Luís de Carvalho; ministro-substituto do TCU Weder de Oliveira; secretário executivo do Fórum dos Conselhos Profissionais, Jenner de Moraes; advogado da União Ronny Charles; advogado e professor Anderson Pedra; advogado Luciano Elias Reis; professora Valéria Cordeiro; advogada Flaviana Vieira Paim; professora Maria Lucinete de Medeiros; auditora do TCU Karine Machado; advogado Paulo Porto; professor e advogado Felipe Ansaloni; professor Nilton Cordoni Junior; e o advogado Robson Lima.

Programação da 2ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais

No dia 14, a solenidade de abertura da 2ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais e composição da mesa será às 18h. Em seguida, a palestra inaugural será dada pelo ministro Raimundo Carreiro, que abordará sobre o Regime de Contratação dos Conselhos Profissionais. A outra palestra ficará a cargo de Jenner de Moraes, que falará sobre Compliance nos Conselhos Profissionais.

No dia 15, a programação começará às 8h30, com apresentação do ministro Weder de Oliveira. Às 10h30 se iniciará o coffee break e o lançamento do livro Conselhos de Fiscalização, de Jaques Reolon. “A obra tem por objetivo contribuir para a elucidação das dúvidas existentes e estabelecer, a partir da organização do conhecimento, um norte seguro aos gestores desse setor”, afirma Reolon.

Em seguida, cinco workshops entrarão em cena simultaneamente: A prática na operacionalização do Pregão Eletrônico no Sistema Siasg – Comprasnet, com Robson Lima; As inovações e principais diretrizes da Instrução Normativa nº 05/2017, por Flaviana Paim; A Eficiência na Elaboração de Termo de Referência e Edital e seus anexos, com Felipe Ansaloni; Compras Patrimoniais – Planejamento e Gestão Sustentável, por Nilton Cordoni; e Contratos Administrativos – A adequada adoção dos institutos do Reajuste, Repactuação e Revisão, com Jaques Reolon.

Já no dia 16, a primeira apresentação é do ministro-substituto André Luís de Carvalho, que falará sobre a polêmica em torno da realização de pregões para aquisições de cartuchos/toners originais dos fabricantes das impressoras, considerando alguns aspectos. Em seguida, mais uma rodada de workshops: Elaboração dos Estudos Preliminares – Gestão de Riscos e Mapa de Riscos – IN 05/2017, por Luciano Reis; Formação, Capacitação e Qualificação de Pregoeiros, com Valéria Cordeiro; Gestão e Fiscalização de Contratos e Recebimento de Objetos, com Anderson Pedra; Sanções Administrativas – Penalidades aplicáveis a Licitantes e Contratados, com Ronny Charles; e O papel do Controle Interno nos Conselhos como instrumento para o aprimoramento da gestão, com Nilton Cordoni.

No último dia de evento, 17 de agosto, a programação começa com os workshops: Dispensa e Inexigibilidade – Cautelas e Vícios na adoção dos institutos, por Valéria Cordeiro; A Eficiência do Planejamento na Elaboração de Relatório de Gestão para o TCU, com Paulo Porto; Orçamento e Contabilidade Pública à luz do Manual de Contabilidade aplicada ao Setor Público, com Nilton Cordoni; Recursos Administrativos – Aspectos Jurídicos e Práticos, por Karine Machado; e A Eficácia da Adoção do Sistema de Registro de Preços/Intenção de Registro de Preços na prática, com Maria Lucinete de Medeiros.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Conselhos de Fiscalização”, de Jaques Reolon

Data: 15 de agosto

Hora: 10h30

Local: Hall de Entrada do Unique Palace

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, Brasília/DF

 

2ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais

Data: de 14 a 17 de agosto

Local: Unique Palace

Mais informações no portal da Conferência Nacional dos Conselhos

 

Últimas Notícias

Palestras em Brasília e no Rio de Janeiro abordarão novos cenários para os conselhos profissionais do país

29/10/2019
Duas novas oportunidades para o debate sobre as alterações normativas para os Conselhos de Fiscalização das Profissões do país... Leia Mais

Processo seletivo: aprendiz para atuação na área administrativa

22/10/2019
Jovens entre 14 e 24 anos podem encaminhar o currículo até dia 27 de outubro. Saiba mais sobre a... Leia Mais

TCU evoluiu a partir da atuação dos advogados, diz ministro André Luiz

10/10/2019
Afirmação foi feita durante debate sobre atuação dos conselhos profissionais no Instituto Protege. PEC 108 segue na Câmara com... Leia Mais

Nossos Contatos

Endereço do escritório

SHIS QL 12, Conjunto 4, Casa 20, Península dos Ministros - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71.630-245

Só atendemos com hora marcada

Ligue e agende seu horário

+55 (61) 3366-1206

NÃO RECEBEMOS CURRÍCULOS FORA DE PROCESSOS SELETIVOS.
TEM INTERESSE EM TRABALHAR CONOSCO?

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar eventuais vagas disponíveis:

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Mensagem

[recaptcha]