Temer inaugura obra do Eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco

Publicado em: 05/02/2018

por Alveni Lisboa

O presidente da República, Michel Temer, realizou a inauguração da Estação de Bombeamento 2 do Eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco. A cerimônia foi realizada na sexta-feira, 2, na cidade de Cabrobó, em Pernambuco. De acordo com o governo, essa segunda estação de bombeamento vai levar água a 9,2 mil habitantes do município pernambucano.

Com a obra, estima-se que haverá uma elevação do Rio São Francisco de 58,5 metros, o que equivale a um prédio de 19 andares. Para o Governo Federal, a expectativa é de que 7 milhões de pessoas sejam abastecidas pelas águas do “Velho Chico” nos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, a ordem de serviço assinada pelo Governo Federal, no valor de R$ 6,5 milhões, será destinada para o início da obra de recuperação e modernização da Barragem Barra do Juá.

No sábado, a obra sofreu um rompimento. A equipe do Ministério da Integração afirmou que as obras de recuperação se iniciariam no mesmo dia do ocorrido. Em nota publicada, o Ministério informou que a movimentação das placas de concreto dos canais é uma ação que pode ocorrer durante os acionamentos das bombas, devido à força com que água é liberada.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: a Transposição do Rio São Francisco é uma obra fundamental que terá impacto estratégico para o Brasil, principalmente para a região nordeste. As obras estão possibilitando a distribuição desse precioso recurso para uma população tão carente. Muitos são agricultores familiares que veem na água a única possibilidade de sustentarem suas famílias.

Comentário do advogado Gustavo Valadares: o Eixo Norte da Transposição tem 260 km de extensão e vai levar a água do Rio São Francisco para mais de 390 municípios dos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A estimativa do atual governo é concluir todas as obras até o final de 2018. Além do abastecimento, as obras de transposição permitirão o incremento na geração de energia elétrica e o barateamento do custo ao consumidor. Isso porque o investimento na transmissão de energia, um dos principais na composição do preço cobrado, será reduzido.

Com informações da Voz do Brasil.

Últimas Notícias

Novos valores para licitação começam a valer amanhã

17/07/2018
por Kamila Farias A partir de amanhã, 18, entra em vigor o Decreto nº 9.412/2018, que atualiza os valores... Leia Mais

TJDFT autoriza GDF a retomar obras de passarelas da Estrutural

13/07/2018
Pedestres se arriscam sem passarela na estrutural Tribunal entendeu que o TCDF não tem competência para paralisar a obra e autorizou que a empresa Engemil retomasse... Leia Mais

Goiânia sediará grande congresso de licitações e contratos em agosto

12/07/2018
O procedimento licitatório tem-se tornado cada vez mais complexo, exigindo dos gestores envolvidos um conhecimento técnico minucioso de cada... Leia Mais

Nossos Contatos

Endereço do escritório

SHIS QL 12, Conjunto 4, Casa 20, Península dos Ministros - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71.630-245

Só atendemos com hora marcada

Ligue e agende seu horário

+55 (61) 3366-1206

NÃO RECEBEMOS CURRÍCULOS FORA DE PROCESSOS SELETIVOS.
TEM INTERESSE EM TRABALHAR CONOSCO?

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar eventuais vagas disponíveis:

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Mensagem