Você sabe o que é “auditabilidade”? Essa palavra existe mesmo?

Publicado em: 25/06/2018

No último dia 11 de junho, destacamos no Informativo Fórum-Jacoby que o Ministério da Fazenda publicou portaria1 que determina a elaboração de um plano de ação a ser apresentado pela Receita Federal do Brasil para aprimorar a “auditabilidade” dos dados e controles da administração tributária e aduaneira. O uso do termo “auditabilidade” nos chamou a atenção e ensejou uma breve pesquisa.

Embora esse termo não conste ainda do dicionário nem do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP, vem sendo vastamente utilizado em nossa língua, motivo pelo qual podemos dizer que é um neologismo. Você sabe o que é isso?

Neologismo é o uso de novas palavras, derivadas ou formadas de outras já existentes, na mesma língua ou não.

A palavra “auditar” já existe no nosso dicionário e significa fazer a auditoria de. “Auditoria”, por sua vez, significa processo de exame e validação de um sistema, atividade ou informação. A partir dessa palavra, criou-se “auditável”, por um processo de derivação que inseriu o sufixo -vel para indicar a possibilidade de praticar ou sofrer a ação de auditar. Ou seja, algo “auditável” é algo que é possível auditar.

A partir dessa nova palavra, criou-se “auditabilidade”, outra derivação, dessa vez com o acréscimo do sufixo -idade – com as devidas adaptações –, a fim de formar um termo que expressasse a ideia de condição do que é “auditável”. Além disso, a palavra também tem origem no termo “auditability”, que é da Língua Inglesa e não tinha correspondente em Língua Portuguesa.

O conceito de “auditabilidade” alude a soluções que promovem confiança na informação. É a qualidade de algo que se pode analisar de maneira metódica e a capacidade de aferir práticas com características explicativas e informações rastreáveis, de modo a ensejar uma análise crítica das informações fornecidas.

Eventualmente, pode ser que alguém confunda o conceito de “auditabilidade” com o de “accountability”. Este, diferentemente daquele termo, não recebeu uma palavra correspondente em português. Utilizamos essa expressão inglesa para nos referir à obrigação que membros e órgãos administrativos têm de prestar contas. Já a palavra “auditabilidade” serve para evidenciar que algo possui a qualidade de ser auditado.

A Língua Portuguesa é dinâmica e precisa se adaptar frequentemente às necessidades linguísticas, especialmente preenchendo eventuais lacunas lexicais. Nesse sentido, é possível que o termo “auditabilidade” passe a fazer parte do nosso dicionário em breve.

————-

1 MINISTÉRIO DA FAZENDA. Receita Federal do Brasil. Portaria nº 279, de 07 de junho de 2018. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11 jun. 2018. Seção 1, p. 20.

Últimas Notícias

Novos valores para licitação começam a valer amanhã

17/07/2018
por Kamila Farias A partir de amanhã, 18, entra em vigor o Decreto nº 9.412/2018, que atualiza os valores... Leia Mais

TJDFT autoriza GDF a retomar obras de passarelas da Estrutural

13/07/2018
Pedestres se arriscam sem passarela na estrutural Tribunal entendeu que o TCDF não tem competência para paralisar a obra e autorizou que a empresa Engemil retomasse... Leia Mais

Goiânia sediará grande congresso de licitações e contratos em agosto

12/07/2018
O procedimento licitatório tem-se tornado cada vez mais complexo, exigindo dos gestores envolvidos um conhecimento técnico minucioso de cada... Leia Mais

Nossos Contatos

Endereço do escritório

SHIS QL 12, Conjunto 4, Casa 20, Península dos Ministros - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71.630-245

Só atendemos com hora marcada

Ligue e agende seu horário

+55 (61) 3366-1206

NÃO RECEBEMOS CURRÍCULOS FORA DE PROCESSOS SELETIVOS.
TEM INTERESSE EM TRABALHAR CONOSCO?

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar eventuais vagas disponíveis:

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Mensagem