Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associado

Advogado Rodrigo de Oliveira fala sobre decisão do STJ em entrevista ao Conjur

O advogado Rodrigo Rodrigues Alves de Oliveira, da Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados, foi entrevistado pelo portal Consultor Jurídico – Conjur sobre decisão do Superior Tribunal de Justiça –STJ que resolveu modular os efeitos de acórdão publicado há mais de um ano pela Corte. A matéria discutida trata do prazo prescricional da execução de sentença em caso de demora no fornecimento de documento pela Administração Pública.

Após a verificação de possível instabilidade na jurisprudência do STJ, com a publicação de decisões conflitantes sobre o tema, os ministros decidiram, em embargos de declaração, modular os efeitos de uma decisão anterior, tomada pela própria Corte. O STJ entendeu que a demora no fornecimento de documento pela administração pública não causa de interrupção da prescrição do direito, uma vez que o cumprimento de sentenças é permitido mesmo sem a apresentação de documentos.

Embora este seja o entendimento, por meio da modulação de efeitos, a Corte firmou que para as decisões transitadas em julgado até 17/3/2016 (quando ainda estava em vigor o Código de Processo Civil de 1973) e que estejam dependendo, para ingressar com o pedido de cumprimento de sentença, do fornecimento pelo executado de documentos ou fichas financeiras, o prazo prescricional de 5 anos para propositura da execução ou cumprimento de sentença conta-se a partir de 30/6/2017.

Confira aqui a íntegra da matéria com a entrevista do advogado Rodrigo Rodrigues Alves de Oliveira.

Compartilhe

Clientes: não transfiram dinheiro a números desconhecidos que estão se passando pelo escritório Jacoby Fernandes & Reolon!

Estão aplicando golpes mandando mensagens se passando por nossos advogados e diretores e pedindo pagamentos para agilizar liberações, nós não fazemos isso!

Todas as negociações e tratativas relacionadas à prestação de serviços do Escritório são realizadas por nosso setor financeiro através dos números (61)99870-2026 e (61)3366-1206, e formalizadas na forma regimental e legal. (financeiro@jacoby.adv.br)

Também não pedimos transferências a contas de pessoas físicas, os dados bancários são os que constam no seu contrato.
Reiteramos que as notificações e mensagens originadas do Escritório são realizadas, exclusivamente, através de contatos corporativos além dos e-mails compartilhados no ato da nossa contratação.

Fiquem atento! Qualquer contato realizado em nosso nome, que não seja através dos nosso canais oficiais, deve ser ignorado e imediatamente informado para as nossas providências.
O novo golpe já tem sido divulgado nos sites de notícias: https://lnkd.in/duyMXnv4

Se receber alguma mensagem dizendo que tem um processo na justiça e precisa pagar para receber esse dinheiro procure imediatamente seu advogado.
Estamos monitorando e notificando as autoridades competentes. Em que pese os golpistas informarem o número do processo, este é um dado público.
Ao ensejo, a Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados não possui representantes em nenhum Estado ou Município, e não há nenhum profissional ou empresa que nos represente por meio de procuração.