Body

Advogado Rodrigo de Oliveira fala sobre decisão do STJ em entrevista ao Conjur

O advogado Rodrigo Rodrigues Alves de Oliveira, da Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados, foi entrevistado pelo portal Consultor Jurídico – Conjur sobre decisão do Superior Tribunal de Justiça –STJ que resolveu modular os efeitos de acórdão publicado há mais de um ano pela Corte. A matéria discutida trata do prazo prescricional da execução de sentença em caso de demora no fornecimento de documento pela Administração Pública.

Após a verificação de possível instabilidade na jurisprudência do STJ, com a publicação de decisões conflitantes sobre o tema, os ministros decidiram, em embargos de declaração, modular os efeitos de uma decisão anterior, tomada pela própria Corte. O STJ entendeu que a demora no fornecimento de documento pela administração pública não causa de interrupção da prescrição do direito, uma vez que o cumprimento de sentenças é permitido mesmo sem a apresentação de documentos.

Embora este seja o entendimento, por meio da modulação de efeitos, a Corte firmou que para as decisões transitadas em julgado até 17/3/2016 (quando ainda estava em vigor o Código de Processo Civil de 1973) e que estejam dependendo, para ingressar com o pedido de cumprimento de sentença, do fornecimento pelo executado de documentos ou fichas financeiras, o prazo prescricional de 5 anos para propositura da execução ou cumprimento de sentença conta-se a partir de 30/6/2017.

Confira aqui a íntegra da matéria com a entrevista do advogado Rodrigo Rodrigues Alves de Oliveira.

Compartilhar artigo

⚠️ Alerta de Segurança aos Clientes

Recebemos relatos de tentativas de fraude em que criminosos estão utilizando indevidamente o nome e a imagem de nossos Diretores para solicitar pagamentos via WhatsApp ou outros meios.

👉 Clientes: não transfiram dinheiro a números desconhecidos que estejam se passando pelo escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados. Estão aplicando golpes mandando mensagens falsas para supostamente agilizar liberações ou custas processuais. Reforçamos que o escritório não adota esse procedimento.

Como identificar comunicações legítimas do nosso Escritório:
✅ todos os boletos oficiais são emitidos em nome de Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados, com o CNPJ correto da instituição;
✅ não solicitamos transferências para contas de pessoas físicas. Os dados bancários utilizados são exclusivamente aqueles previstos em contrato;
✅ nossos Diretores e Advogados não enviam pedidos de pagamento;
✅ todas as negociações e tratativas relacionadas à prestação de serviços são conduzidas exclusivamente pelo nosso setor financeiro, por meio dos contatos oficiais:
📞 (61) 99870-2026 | (61) 3366-1206
📧 [email protected]

🔒 As notificações e mensagens do Escritório são sempre realizadas através de contatos corporativos oficiais e dos e-mails informados no ato da contratação.

⚠️ Qualquer contato realizado em nosso nome, que não seja por esses canais, deve ser ignorado e comunicado imediatamente ao nosso time para as devidas providências.
Sua segurança é a nossa prioridade.