Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associado

Empresas enfrentam o peso do ineditismo e indefinições do compliance no DF

Em artigo publicado no jornal Correio Braziliense, os advogados Cristiana Muraro e Álvaro Miranda Costa Júnior tratam das mais recentes alterações na legislação dos programas de integridade (compliance) aplicadas às empresas que firmem contratos com o governo do Distrito Federal.

A regra passou a valer a partir de 1°de janeiro. O sistema de compliance é requisito para assinatura de contratos e congêneres firmados em 2020, acima de R$ 5 milhões, e com prazo de validade ou execução superior a 180 dias.

No texto, os consultores da Jacoby Fernandes & Reolon Advogados afirmam que o governo e os primeiros empresários enfrentarão o peso do ineditismo para pôr em prática a legislação.

O cenário é incerto. Os critérios de avaliação dos Programas de Integridade de Pessoas Jurídicas foram definidos somente em 15 de janeiro, por meio do decreto 40.388. E a Controladoria-Geral do DF ainda terá de definir as diretrizes e procedimentos de avaliação.

“O ideal é que os mecanismos de integridade sejam internalizados mais como forma de incentivo do que como regras punitivas. A aderência positiva é muito mais eficaz do que a obediência por medo de punição”, destacam os advogados integrantes da Equipe Compliance do escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados.

Confira a íntegra do artigo

Saiba mais sobre o Programa Compliance

Compartilhe

Clientes: não transfiram dinheiro a números desconhecidos que estão se passando pelo escritório Jacoby Fernandes & Reolon!

Estão aplicando golpes mandando mensagens se passando por nossos advogados e diretores e pedindo pagamentos para agilizar liberações, nós não fazemos isso!

Todas as negociações e tratativas relacionadas à prestação de serviços do Escritório são realizadas por nosso setor financeiro através dos números (61)99870-2026 e (61)3366-1206, e formalizadas na forma regimental e legal. (financeiro@jacoby.adv.br)

Também não pedimos transferências a contas de pessoas físicas, os dados bancários são os que constam no seu contrato.
Reiteramos que as notificações e mensagens originadas do Escritório são realizadas, exclusivamente, através de contatos corporativos além dos e-mails compartilhados no ato da nossa contratação.

Fiquem atento! Qualquer contato realizado em nosso nome, que não seja através dos nosso canais oficiais, deve ser ignorado e imediatamente informado para as nossas providências.
O novo golpe já tem sido divulgado nos sites de notícias: https://lnkd.in/duyMXnv4

Se receber alguma mensagem dizendo que tem um processo na justiça e precisa pagar para receber esse dinheiro procure imediatamente seu advogado.
Estamos monitorando e notificando as autoridades competentes. Em que pese os golpistas informarem o número do processo, este é um dado público.
Ao ensejo, a Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados não possui representantes em nenhum Estado ou Município, e não há nenhum profissional ou empresa que nos represente por meio de procuração.