Body

País facilita a participação de empresas estrangeiras em licitações nacionais

Confira a análise do diretor-jurídico da Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados, Murilo Jacoby Fernandes, sobre a desburocratização das licitações para estrangeiros no Brasil.

O artigo, publicado no portal Jota,  aborda as mudanças que afetam os fornecedores estrangeiros a partir da Instrução Normativa n. 10 do Ministério da Economia. Uma dessas alterações é a exigência de apresentação de documentos, traduzidos por tradutor juramentado, apenas em etapa posterior.

Para o advogado, a aproximação com novos mercados coaduna com a intenção do governo brasileiro de aderir ao Acordo de Compras Públicas (Government Procurement Agreement – GPA), da Organização Mundial do Comércio (OMC), anunciado em janeiro pelo ministro Paulo Guedes, durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.

“As medidas derrubarão barreiras para prospecções de fornecedores estrangeiros no mercado nacional, o que pode ser percebido como um incentivo ao aprimoramento das concorrências e da qualidade de produtos, bens e serviços oferecidos à sociedade”, aposta.

Murilo também trata da expectativa que há na evolução tecnológica das licitações.  Ele acredita que desde a aquisição de bens e serviços até as contratações para obras de infraestrutura, as plataformas para realização das concorrências por meio eletrônico, muito em breve, serão capazes de certificar e habilitar empresas em ambiente digital, tornando o processo mais ágil e transparente.

Confira aqui a íntegra do artigo.

Compartilhar artigo

⚠️ Alerta de Segurança aos Clientes

Recebemos relatos de tentativas de fraude em que criminosos estão utilizando indevidamente o nome e a imagem de nossos Diretores para solicitar pagamentos via WhatsApp ou outros meios.

👉 Clientes: não transfiram dinheiro a números desconhecidos que estejam se passando pelo escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados. Estão aplicando golpes mandando mensagens falsas para supostamente agilizar liberações ou custas processuais. Reforçamos que o escritório não adota esse procedimento.

Como identificar comunicações legítimas do nosso Escritório:
✅ todos os boletos oficiais são emitidos em nome de Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados, com o CNPJ correto da instituição;
✅ não solicitamos transferências para contas de pessoas físicas. Os dados bancários utilizados são exclusivamente aqueles previstos em contrato;
✅ nossos Diretores e Advogados não enviam pedidos de pagamento;
✅ todas as negociações e tratativas relacionadas à prestação de serviços são conduzidas exclusivamente pelo nosso setor financeiro, por meio dos contatos oficiais:
📞 (61) 99870-2026 | (61) 3366-1206
📧 [email protected]

🔒 As notificações e mensagens do Escritório são sempre realizadas através de contatos corporativos oficiais e dos e-mails informados no ato da contratação.

⚠️ Qualquer contato realizado em nosso nome, que não seja por esses canais, deve ser ignorado e comunicado imediatamente ao nosso time para as devidas providências.
Sua segurança é a nossa prioridade.